quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Epoca dos patriarcas e o livro de Jó, considerado o mais antigo

A época dos Patriarcas é a época de:

Abrão,
Isaque,
Jacó
os filhos de Jacó: José e seus 11 irmãos.

Essas histórias começam no capitulo Gn 11.27 e vai até o fim do livro de Genesis, que considerando ter 50 capitulos, significa que quase todo o livro é sobre eles.

Porém, é comum chamar Jó de patriarca, e dizer que o livro dele é o mais velho da bíblia.
Como pode isso?

Por partes:

Porque considerar Jó um patriarca:
Pelo modo como é avaliada a riqueza de jó numa época em que ele era supostamente um homem extremamente rico no mundo, sendo avaliado por cabeças de gado, servos, etc.
Há outras razões argumentadas também.

Assim se considera Jó um patriarca.

Livro mais antigo que Gênesis? Como?

Pera ai:
Primeiro entenda que a bíblia NÃO está em ordem rigorosamente cronológica.Os livros são organizados em coleções: pentateuco, históricos, poéticos, profetas maiores e profetas menores.
Assim, Jó, considerado um livro poético, fica bem na frente, independentemente da época da história do livro. Isso também acontece em outros casos como Reis e Cronicas, pois Cronicas volta a contar o que já ocorreu em Reis.

Agora entenda que a história de Jó está marcada como da época do final do livro de Gênesis, a época dos patriarcas. A época em que o livro é escrito não significa a época em que a história ocorreu. Se o fosse, a história de Jó estaria, acreditam teólogos, mais ou menos na época da história de Abraão também, dentro deste livro.

O livro de jó é considerado o mais antigo que temos cópia, por muitos. Mas o inicio do livro de Gênesis já ocorreu, ok?

É isso.


Nenhum comentário:

Postar um comentário